Av. Jorge Fenandes de Mattos, 311, Box 11, VIII Distrito Industrial - Araraquara/SP

(16) 98116-1245

análise de alimentos fornece informações sobre uma variedade de características que compreendem os alimentos, como composição, valores nutricionais, propriedades físico-químicas, microbiológicas e, principalmente, segurança. Um dos grandes objetivos da análise de alimentos é garantir que produtos seguros, nutritivos e desejáveis cheguem até a mesa dos consumidores.

Os testes de laboratório são um processo importante na análise de alimentos, identificando contaminantes em qualquer parte do processo de produção que compreende desde a matéria-prima até o produto final, antes de ser colocado na prateleira. Além disso, os testes laboratoriais são importantes para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, incluindo, por exemplo, a escolha de ingredientes ou componentes, o modo de processamento dos alimentos, conservação e avaliação sensorial dos produtos.

NOSSOS SERVIÇOS

As análises microbiológicas são realizadas em laboratório de acordo com as legislações específicas, que são utilizadas para comprovar que um alimento é inofensivo à saúde em relação à microrganismos. Os resultados dessas análises são capazes de relatar informações sobre as condições de higiene durante a produção, processamento, armazenamento e distribuição do alimento. Além disso, pode-se descobrir se há contaminações nos alimentos, qual o microrganismo envolvido e a quantidade, para obtenção de subsídios para a eliminação e/ou controle dos mesmos.

As análises físico-químicas têm como finalidade determinar a constituição química de um alimento, além de características físicas e sensoriais. A análise da composição química dos alimentos visa determinar por exemplo os teores de: acidez, ph, turbidez, dureza, dentre outros. Através destas análises, verifica-se a qualidade do produto alimentício em questão, gerando segurança e satisfação para os consumidores.

.

Na área de alimentação, estudos apontam o manipulador de alimentos como uma variável importante da cadeia produtiva que necessita de controle, pois ele pode interferir diretamente na qualidade sanitária do produto final. Cerca de 60% das enfermidades de origem alimentar causadas por microrganismos patogênicos, têm como responsáveis os manipuladores. Esses agentes microbiológicos podem localizar-se principalmente na boca, nariz, garganta, mãos e em seu trato intestinal. A contaminação ocorre geralmente nas etapas de manipulação e preparo dos alimentos. Sendo assim essas análises tem como o principal objetivo garantir a segurança dos alimentos produzidos, sendo consideradas condições prévias de qualidade à segurança alimentar.

Teste de prateleira é o que chamamos de “Shelf Life”, ou seja, é o período no qual um alimento se mantém seguro para o consumidor, mantendo suas características sensoriais, físicas, químicas e funcionais desejadas. Para determinar a Shelf Life de um produto são analisadas as características sensoriais (aroma, textura, sabor, aparência), características físico-químicas e microbiológicas. Quando um produto apresenta sinais de deterioração com alterações em suas características ou se um agente patogênico é encontrado, o produto não está mais apto para venda e esse ponto é determinado para ser sua Shelf Life ou vida de prateleira. Para tanto, realizam-se testes laboratoriais que avaliam amostras a partir da sua fabricação ou preparo, em diferentes períodos, para detectar o limite de aceitabilidade do alimento e determinar o seu prazo de validade. Essas análises são fundamentais para garantir que o alimento esteja em boas condições para o consumo humano.

A ficha técnica de alimento é uma ferramenta gerencial que permite a padronização do processo produtivo, conferindo ao trabalho diário uma maior eficiência, possibilitando o levantamento de custos, ordenação do preparo e cálculo do valor nutricional da preparação, servindo de subsídio para o planejamento do produto final. Ademias ela tem como função garantir as qualidades microbiológicas, físico-químicas e sensórias do produto acabado.

O uso das informações nutricionais obrigatórias nos rótulos dos alimentos e bebidas embaladas está regulamentado no Brasil desde 2001. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), todo alimento produzido, comercializado e embalado, na ausência do cliente e pronto para ser oferecido ao consumidor deve conter obrigatoriamente rotulagem nutricional. Nesse serviço, realiza-se o estudo da legislação vigente de acordo com o tipo de alimento, para após isso entregarmos para o cliente tudo o que deve estar descrito no rótulo do alimento. Um dos componentes da rotulagem é a Tabela de Informação Nutricional, sendo realizada pelo método de compilação de dados ou análise centesimal, determinando as quantidades de carboidratos, gorduras, proteínas, fibras e sódio presentes em uma determinada porção do produto.

O armazenamento adequado e controle de lote seguro dos alimentos é um dos principais pontos merecedor de preocupação por parte dos fabricantes. É essencial que o local de controle de estoque se apresente em perfeito estado de higiene e com temperatura, ventilação e iluminação adequada para cada tipo de produto. Nesse serviço, realiza-se o controle de estoque das matérias primas ou produtos acabados, de acordo com o tipo de alimento, levando em conta o prazo de validade estipulado nos rótulos.

NOSSO PORTFÓLIO

1
4
9

SOLICITE UM ORÇAMENTO

    © TechMiP 2022 | Todos os Direitos Reservados